Terapia com Amor

domingo, 20 de dezembro de 2009

FELIZ NATAL!!!!!


N A T A L I Z A N D O A V I D A
Amauri Munguba Cardoso

Recapturar a essência crística da celebração natalina não é simples. A agitação do consumo e a pieguice semi-religiosa associada a esta festividade desencorajam a busca de compreensão dos seus plausíveis sentidos simbólicos.
Seria possível o aproveitamento do tema subjacente a estes dias – nascimento, afirmação da vida, esperança – para estendê-los às debilitadas expressões de existência individual e coletiva?
Se o espírito do Natal ainda é capaz de comover e sensibilizar pessoas, não seria vantajoso o prolongamento dessa rara abertura nas defesas que dominam entre os indivíduos, rumo a ganhos mais duradouros para a convivência humana?
O que há de melhor, embora encoberto pela avalanche consumista, são os encontros humanos que, no clima do Natal, ocorrem mais que em qualquer outra época do ano. Não importa que essas reuniões visem, sobretudo, comer, beber e trocar presentes, é notável o fato de acontecerem.
Fragmentos natalinos bem que poderiam ser inseridos nas agendas individuais e familiares, abarcando itens como gratidão pela vida simples, mas extraordinária, de cada um. Nas reuniões coletivas o reconhecimento do grupo abrandaria o árduo esforço daqueles que pelejam para ir além da imaturidade e do egoísmo.
O elogio sincero de atos que reflitam coragem moral, altruísmo ou apenas o fiel cumprimento do dever renovariam a lembrança de que esses valores ainda vigoram entre nós. As novas gerações seriam lembradas de que existem outras metas para a vida, além da ambição por sucesso e riqueza.
Revelar afeição através gestos de aproximação a outros – distintos de nós – são atitudes totalmente afinadas com o clima do Natal que, além disso, calham bem o ano todo e podem ser incluídas em qualquer bom projeto de vida.
Os símbolos primitivos do Natal – criança, animais, manjedoura, surpresa, alegria – despertam a lembrança de que simplicidade não é defeito, apenas uma virtude esquecida.
No primeiro Natal a Vida vestiu-se por inteiro da realidade humana e plantou-se na história, pelo oferecimento de uma humilde família de peregrinos. Hoje, somos chamados a emprestar personalidade, corpo e casa para dar sentido ao Natal.
Pleno e Singelo Natal !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário