Terapia com Amor

sexta-feira, 19 de março de 2010

Big Brother: uma reprodução da guerra...branca?


Claudia Aguiar

DE inicio quero lamentar termos perdido um grande jornalista e formador de opinião(sérias) como Pedro Bial. Ele se vendeu por meia dúzia de milhões para se tornar este sarcástico, aborrecido, manipulador apresentador de programa terrorista. Esta sombra deveria estar escondida nele no mais recôndito do seu inconsciente, para que nesta “oportunidade” , lamentavelmente possa ter surgido. Perdemos um pensante para o capitalismo bestificante, para o dinheiro fácil, para a falta de valores, para a desestrutura social vigente.

Agora ao programa: Hitler com suas torturas deve ter sido o inspirador desses roteiristas. Os participantes, na suas loucuras de fama e dinheiro se submetem a entrar no programa, expondo suas vidas, suas intimidades, suas dignidades , esquecendo até de quem é ou de quem pode ser. E os roteiristas , utilizando de suas mentes cruéis fazem essas pessoas se tornarem laboratórios humanos com toques de crueldade inadmissíveis.

Cito duas situações que deveriam inclusive serem impedidas por uma ordem judicial, assim como protegeram a menina Maisa das agruras de Silvio Santos. Primeiro é o tal do “Quarto Branco”, onde alguns dos integrantes submetem-se a ficar dentro de um espaço todo branco por alguns dias. Sem janelas ou portas, confinados no confinamento. Sabemos que isto pode provocar no individuo um grau de ansiedade tão alto que pode desencadear um surto irreversível. A primeira vez que expuseram as pessoas, o rapaz, que não lembro nome, não agüentou a pressão psicológica e pediu para sair. A idéia torturante é gerar esta ansiedade , podendo causar uma depressão e entrar em colapso.

A outra situação foi ontem 18/03, onde colocaram todos o integrantes também confinados em uma jaula com um carro do patrocinador deste programa doente dentro da jaula, e as câmaras ficavam mostrando maçantemente a marca do carro e os integrantes em torno dele. Eles teriam que se manter em pé, sem comer nem beber, sem fazer as necessidades básicas e já tinham 6 horas antes , por determinação da direção, sem se alimentarem . Dentro da jaula, os manipuladores do programa iam simular as variações da natureza: chuva fria, claro que logo após vento, gelo, e assim sucessivamente ate onde eles agüentassem ficar nesta tortura física e psicológica.Vários integrantes saíram aos prantos pois com certeza é uma situação humilhante e mexe com as defesas que as pessoas tem por si próprio.

O argumento que eles estão lá porque querem ,não pode dar respaldo a tamanhas aberrações. Todos estamos onde queremos, mas isto não dar o direito aos “donos de programa” manipuladores , aos chefes autoritários, a pais impacientes, a professores incovenientes, a governantes corruptos, a religiosos indecentes , relembrarem o tempo todo que o Holocausto de alguma forma, ainda existe.

Um comentário:

  1. Eis algumas respostas recebidas via e-mail:

    Querida Claudia-
    O BBB é o único programa da globos que eu não assiste purque desde início acho uma abaerração de mau gosto e agora esta aparente pior. Logicamente cada pessoa tem o seu gosto, e tem o direito para isto, mas eu acho voc~e deve publicar no blog, pois voc~es e tanto muitos outros tem o direito de mostrar que não concordam com esta bobagem
    'Abraços para todos

    Oskar

    CLAUDINHA, CONCORDO TOTALMENTE. EU NÃO CONSIGO ASSISTIR AO BIG BROTHER NEM 2 MINUTOS. NÃO TENHO ESTRUTURA PARA ASSISTIR A TANTA ABERRAÇÃO. EU ACRESCENTARIA QUE, INFELIZMENTE, O PÚBLICO ESTÁ SE DIVERTINDO COM TUDO ISSO, O QUE DEMONSTRA QUE A SOCIEDADE ESTÁ CADA VEZ MAIS FÚTIL E SE DESUMANIZANDO. CONHEÇO PSICÓLOGA QUE ASSISTE PARA IDENTIFICAR AS TIPOLOGIAS, AS NEUROSES... É MUITO TRISTE.

    BJS,
    SANDRA

    Concordo plenamente!!!!! Vc disse com muita clareza e conhecimento o que eu sempre tive vontade de dizer e expressar, mas só tenho palavras soltas: absurdo, deprimente, depravado, nojento, baixaria e por ai vai.
    Coloque sim!!!! LANA

    coloque...detesto este programa..na minha opnião não acrescenta em nada em nossas vidas já tão massacrada pela tv globo!!
    Beijos no
    Eléa Mercês

    Olá Cláudia, achei muito interessante o artigo acho que vale a pena. Como eu não perco tempo vendo essas aberrações, felizmente não assisti esse circo de horrores. Mas, o mais grave ainda é que as pessoas pagam para votar nos mais humilhados. E cada votação, envolve 35 a 40 milhões de pessoas que dão um lucro à Globo, por semana de mais de cem milhões. E o povão aplaudindo..... Tereza

    Gostei! Posta sim! Sabe que pode haver varias opinioes sobre, pois apesar de ser verdade eh a diversao da populaçao, e fazer com que a populaçao pense q a diversao deles meu e de todos esta sendo feito de uma forma indigna pode causar aquela velha reaçao de desdem. Como vc falou, ser porta voz dos acontecimentos esquezofrenicos tem seu onus e seu bonus!!
    bjos Bruno


    Muito bom......você retratou exatamento o caos em que o ser humano hoje se submete pelo dinheiro....por mim está aprovadíssimo!!! BOTA NO BLOG!!! Celia

    Claudia : Alguém tinha que protestar... Vá em frente! Eu NUNCA assisti tal programa até porque a simples idéia proposta me horrorisa. Se você assistiu e constatou o descrito, o Caminho é mesmo protestar...O Ser Humano tem duas alternativas: Criar ou Destruir... Junto um texto para lhe inspirar. Abraço grande. Ruy
    ----- Original Message -----
    Oi Claudia,
    Pode colocar no seu Blog, pois esse Big Brother é rídiculo.
    Beijos

    Marcela Gontijo

    Concordo que o Bial está se perdendo se dedicando exclusivamente a esse tipo de programa. Qto ao reallity, acho até que distrai um pouco, apesar de não concordar com algumas provas que realmente são absurdas e de muito mal gosto. Andréa

    Acho que tudo o que vc escreveu é vero sem dúvidas mas o texto não deixa de ser vero vero.
    Esta bem contundente e acusativo, não sei até que ponto as pessoas vão ter a capacidade de
    assimilar essa visão de alerta podendo interpreta la em um outro sentido, um sentido de apenas denegrir o Big brother. Nitidamente vivemos em um mundo extremamente capitalista onde existem vários interesses por tras disso tudo.
    Eu pessoalmente achei ótimo e colocaria sim.
    Um beijo
    João

    ResponderExcluir