Terapia com Amor

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O que pode ser o "mal"?


Claudia Aguiar

Passamos por experiências que nos trazem questionamentos. Um dos mais comuns é:
O que fazer quando em nosso ambiente familiar tem alguém que vive uma sombra de crueldade? Como se comportar, deve se afastar? Deve ter compaixão e aceitar? Mas isto não corre o risco de ser alvo da maldade do outro? O que fazer?
Como diz o meu amigo Ruy Espírito Santo, o mal é a ignorância do BEM. Quem é ignorante de quem É , perde o contato com o que é essencial e se move dentro da sombra que traiçoa. Na verdade, todos temos um mal parte de nós. Quem nunca sentiu alguma inveja por algo que um outro alguém conquistou e que nós não nos demos a oportunidade? Ou desejou, mesmo que por segundos , que alguém pudesse se dar mal? Ou teve ciúmes, raiva, comeu o melhor pedaço da comida, não ligou para aquele amigo , pois não queria fazer aquele favor, nunca fez uma doação, falou mal de alguém assim que essa pessoa deu as costas, e tantas outras “maldades” que permeia a condição de ser humano. Temos um pressuposto de contemporizarmos as nossas ações e vermos de forma grandiosa o “mal” do outro. Sabe aquela historia da fila indiana? O nosso mal está na mochila das costas, por isto quem esta atrás de nós ver com toda a facilidade . Assim como vemos o que esta na nossa frente, mas a nossa mochila........parece sempre leve!!
Mas como lidar com o mal que pode machucar de maneira contudente? Primeiro aceitando a idéia de que somos todos bonzinhos e mauzinhos. Segundo reconhecendo seu senso de ética. Sua verdade cabe ter ações que preconiza o respeito, a ética, a honestidade, o cuidado, a empatia? A verdade de suas ações estar atenta para que sua vida esteja experienciada no amor, tolerância, sabedoria, honestidade, confiabilidade?
Então se você vive esta verdade, a ignorância do “mal” do outro, não vai ter espaço na sua vida. O seu “segredo” é a sua ação com você mesmo e consequentemente na percepção da relação com o outro. O ‘mal’ do outro pode até tentar, mas a sua verdade impõe o limite da contaminação. O outro pode nunca sair de sua ignorância, mas se você vive sob a luz do conhecimento de si mesmo, você só vai poder olhar para essa pessoa e lamentar muito o que ela não pode ainda construir de bom.E se você consegue partilhar junto com o outro , no mesmo ambiente e se manter leal a quem você É, PARABÉNS!! Você esta conseguindo que sua LUZ seja maior do que sua sombra!!!

2 comentários:

  1. Excelente reflexão. Luz e sombra, luta continua do ser humano. Reconhecer-se nessa dualidade nos permite traçar caminhos mais férteis e laços mais repeitosos.

    ResponderExcluir
  2. Pensando em familia, estamos afinadas quanto as questoes de como vivenciarmos as relacoes.Gosto do seu blog e do que tambem traz de conceito, grata

    ResponderExcluir