Terapia com Amor

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Natalizando através da Minha Graça


Sincronicidade, estava relendo o livro O Absurdo e a Graça de Jean Yves , terminei e vim para o PC e encontro um email de uma linda amiga, referendando o mesmo. Ao terminar de ler o livro chorei a minha complexa conexão com a Graça e a insistente permanência no Absurdo. Mas, em um mesmo instante Deus me fez Graça, pude, por um lampejo relembrar de uma paz do NADA e de TUDO.Escrevo um trecho tocante a esse momento que traduz a busca do encontro deste Cristo que lateja para emergir da Existência dos sentidos e nas açoes.
Minha busca transpessoal é cheia de paradoxos. Um medo da entrega total, de confiar plenamente e me ver entregue de corpo e alma a esta vivência transcendental, que comparo aos momentos de êxtase sexual plena onde podemos até morrer pois ali integramos o todo em nós.O mundo fora deixa de ter sentido, , nos presentificamos , nos amamos, nos oferecemos um momento de integração, ao mesmo tempo comungando com um outro. E nesta busca da integração, encontro os mestres como Jean Yves Leloup que me oferece sentir o Absurdo e a Graça, este paradoxo encarnado.
Ao ler esta trecho bíblico no livro, E Deus disse a Abrãao : "Vai para ti mesmo, deixa teu país, teus parentes, a casa de teu pai, vai para o lugar que indicarei"(Gn12,1).
Percebo a minha própria vida . Onde foi permeada por mortes ininterruptas de pessoas que pareciam ser essenciais em minha vida. Pais, avós, tios, que faziam parte da minha estrutura e o desligamento do vínculo quase total daqueles que ficaram. E leio este momento bíblico para que ELE me fale, que é preciso deixar essas pessoas irem, para poder eu mesma me encontrar. A volta dessas pessoas a origem, e a aceitação desses parentes não serem presentes, significa na minha vida, o meu próprio retorno a minha origem. Sem eles, a minha caminhada foi solitária, árdua, incenssante na busca de respostas e compreensão dos porquês. Mas o lugar que ELE quis me indicar, estava no meu deserto pessoal, onde posso vislumbrar a sua Existência em mim, como a sarça de Moisés, na sua caminhada desértica e solitária. Encontrar no Absurdo a minha Graça, que vem me permeando em vários momentos significativos e aparentemente banais. Como morar há 40 anos na Graça, como ter a Graça no nome de meu pai e de minha vó, como nos momentos de oração me sentir nos braços da Linda Nossa Senhora das Graças com sua Luzes emanadas, e ainda poder transformar a minha vida, me tornando Terapeuta Transpessoal, vivenciando dois anos no Sítio Nossa Senhora das Graças. Esta Graça me acompanha, diante dos absurdos que a vida me impôs. E nesta Graça está o encontro com meu Cristo, onde as preocupações e ocupações escondem esta Luz. O envangelho de Tomé diz: "Conhecer-se a si mesmo é descobrir-se conhecido", e este é um objetivo da minha alma, me fazer conhecida. Entender a vida nos meus processos psíquicos ,ter a coragem de integrar a minha sombra, sorrir para os inevitáveis absurdos e me entregar a um vazio, que contém Tudo, e que permite eu encontrar a minha Graça. Meu deserto.
Jean Yves no seu livro diz: Moisés no seu deserto pergunta: “Quem sou eu? É uma boa pergunta a colocar-se no deserto. A resposata após alguns dias de sede, nunca se faz esperar: NADA!”
“Eu não sou nada”. Moisés viveu mais de uma vez esta resposta, mas agora ele descobre que no coração desse Nada, um Nada espinhoso, vive uma Força, uma Presença, um “ Eu estou contigo”. E é este um dos grandes presentes do deserto: descobri que nunca está menos só do que quando se está só. Além do eu há um Puro “EU SOU”. Aí onde cedem as nossas forças, revela-se uma nova Energia. Onde pára a nossa compreensão, nasce uma outra Consciência”.
Moisés teve sua revelação em 3 dias, e Quanto tempo estou no meu deserto? Quase o mesmo tempo que o povo Hebreu, 40 anos! E não está finalizado a minha busca, a minha terra prometida. Porque ainda sofro com algumas vacuidades, ainda não escuto ininterruptamente o Todo em mim. Ainda vivencio absurdos.....Mas a Graça me acompanha e por Ela minha consciência emerge e posso, posso conhecer a Graça no coração do absurdo, posso me reconhecer Cristo no meu deserto substanciado de TUDO.
Uma Linda Caminhada Crística a todos!!!! Natalizem-se.....
Claudia Aguiar

Um comentário:

  1. “Uma pequena frase deste logion é, igualmente, importante: Podeis curar os que estiverem doentes. A palavra grega Therapeuen tem um sentido mais amplo do que curar. Com efeito, mais do que simplesmente curandeiros, os terapeutas referidos por Filon de Alexandria eram também iniciadores. Assim deveríamos ler: Além de curar, podeis também iniciar no sentido da vida e do sofrimento os que estiverem doentes ou sofrendo. Com efeito, a própria doença, talvez não seja mais do que o sintoma de um mal estar essencial – de um esquecimento do Ser. O papel do terapeuta é, então, permitir à pessoa que sofre recuperar a saúde total, tanto físico-psíquica, quanto espiritual. O Evangelho segundo Tomé lembra-nos que todo homem tem em si o poder de curar. O terapeuta encontra-se no íntimo de cada um de nós. É o Vivente que deseja que tenhamos a vida e a vida em abundância em todas as dimensões de nosso ser. Trata-se de assumir uma atitude justa. Por meio de uma abertura que lhe permita agir em nós e através de nós. (pág.72/73)

    ResponderExcluir