Terapia com Amor

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Auto conhecimento, caminho para a PREVENÇÃO.


Claudia Aguiar

Em verdade queria escrever sobre o auto conhecimento, mas esa tragédia no Rio de Janeiro me impulsa a falar sobre essa situação. E fiquei pensando : o que tem a ver auto conhecimento com uma tragédia dessas? agora eu me pergunto: o que dentro da nossa vida planetária uma coisa não tem a ver com outra? É um planeta só, é uma teia só.Uma enorme teia onde tudo está encadeado e consequenciado(existe esta palavra?)
Vamos começando a falar sobre o auto conhecimento, onde promovemos em nós a oportunidade de nos conhecermos em nossa luz e sombra. Esta sombra que podemos também chamar de inconsciente e que segundo Carl Jung nos leva a atuar em 99% das nossas ações. Então só temos 1% de consciência do que fazemos? então será que as nossas ações são saudáveis para as nossas vidas e para as vidas de quem compartilha conosco? então porque existem tantos conflitos, confusões, desentendimentos,violência, desencontros, depressões, deslealdades, medos, inseguranças, doenças e tantos comportamentos que fazem a vida das pessoas estarem infelizes? o que contribui para que as vidas das pessoas estejam sem paz, sem amorosidade,alcoolizados, dependentes, sem elegância, educação, coerência, respeito, alegria, satisfação? São os processos inconscientes : é o que a maioria das pessoas não sabem , não entendem porque agem de determinada forma, muitas vezes nem se dão conta que promovem tanto mal estar na sua vida e na vida do outro, não reconhecem outra forma de viver a não ser na doença psíquica. Falando de forma popular, empurram suas vidas com a barriga, ou melhor, com seu inconsciente e não se percebem mais saudáveis. O que o consciente não acessa , fica complicado as mudanças. Algumas vezes , determinadas experiências promovem tomadas de consciência, na maior parte das vezes é na dor onde a profundidade acessa os processos inconscientes e as pessoas despertam de alguma situação paralisadora e instala uma outra ação consciente e renovadora.Mas o que podemos perceber na maior parte das pessoas são seus conteúdos inconscientes impedindo tomarem decisões que promovam a saúde e o bem estar de si e do outro. Brigas de famílias intermináveis e nas relçaões em geral, Disputas de poder, competividade acirradas, ciúmes, desprezos, desqualificaçoões de pessoas para pessoas, frigidez, impotência, deslealdades , incômodos, falta de comunicação, e tantas vertentes que traduzem que as pessoas não sabem o porquê que está tudo muito confuso ou nem percebem que promovem a confusão. E é nesse ponto que o auto conhecimento traz a possibilidade de mudanças fundamentais.
Nosso amado Chacrinha dizia: "Quem não se comunica, se trumbica". É claro que a comunicação conosco mesmo tem um compromisso muito mais profundo e corajoso. Primeiro porque devemos começar a ter uma ação mais reflexiva. Será que as pessoas estão querendo parar para elaborar reflexões? porque não param? porque o próprio inconsiente não permite, no comando das ações , vai empurrando as pessoas viverem no seu piloto automático. Segundo, que há um comando externo econômico, social e cultural de aceleração das pessoas para que nem reflitam mesmo, mas para serem direcionadas à produção, o que já é chamado de capitalismo selvagem.Quando o individuo dar conta de como está vivendo e consegue parar e começar uma reflexão sobre si mesmmo , aí sim, ele começa a busca de quem ele é e parte para entender come age. O caminho mais coerente é um trabalho terapêutico, pois com ajuda de um profissional, a pessoa pode acessar melhor sua história e reconstruir um novo caminho. E a escolha deste terapeuta é sempre fácil? Ah, é igual relacionamento, as vezes é de primeira, outras vezes é preciso algumas tentativas para acertar no encontro. E quando acerta...UAU!! é um prêmio!! pois o trabalho flui e as transformações acontecem.
E o que isto tem a ver com o Rio de Janeiro? As escolhas. Se a maior parte das escolhas são feitas pelo inconsciente : aonde estamos , como estamos e para onde vamos , tem a ver com as escolhas no processo politico. SE não existe na consciência um interesse pela política, provavelmente as escolhas serão movidas pelo inconsciente e este é sabotador das carências. O que se vê na superficialidade dos candidatos : os trejeitos, a pseudo simpatia, a oratótia convicente, vai determinar que este ou aquele é o melhor candidato. Sem a profundidade de conhecer , pois não tem o seu hábito de reflexão da sua própria profundidade, faz-se escolhas superficiais que colocam no poder pessoas desprepararads para cuidar de uma sociedade comum.
Segundo uma notícia dada no jornal Nacional , no Ministério da Integração existiu uma verba em 2010 de 460 milhões para PREVENÇÂO a esses acidentes da natureza, mas só foi utilizado pelos governantes 160 milhões, isso quer dizer que há verba, mas não há BOA VONTADE de resolver os problemas sociais, e acredito que muito pior, não há COMPETÊNCIA para entender dos problemas E SABER SOLUCIONÁ-los.Os governantes tem currículo de gerenciamento de alguma coisa? tem formação de engenharia urbana para entender dessa problemática? ou tem competência para gerenciar uma equipe que entenda? os governantes são hábeis em QUÊ? o eleitor CONSCIENTE SABE , o que o candidato que quer se eleger SABE? Parece que ninguem SABE de nada, nem o eleitor inconsciente, nem o candidato, consciente do que ele quer com o título de político.
Nesse processo, todo mundo sai perdendo, o individuo que se desconhece e toma ações que comprometem suas vidas pessoais e as vidas de outros que circundam a sua, , uma sociedade em que uma boa parte estão imersos nessa inconsciência resultando nessas tragédias fatais e comoventes e no planeta por inteiro. As pessoas ainda engatinham para entender que esta teia emaranhada , onde a decisão que se toma na China implica na vida do nordestino brasileiro no meio da seca, urge a necessidade de buscar entender os motivos pessoais que fazem agir, pois no auto conhecimento vão-se descobrir o porquê que há tantos conflitos espalhados e é também onde se acha indivíduos com seus processos elaborados cuidando melhor de si e consequentemente podendo ter CONSCIÊNCIA para cuidar melhor dessa teia.
Auto conhecimento é questão de SAÚDE PÚBLICA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário