Terapia com Amor

quarta-feira, 7 de julho de 2010

A copa sem Pátria



Claudia Aguiar

Copa do mundo e política brasileira = fragilidade do conceito de patriotismo, de cidadania.
Encerra-se uma copa de mundo para o Brasil, com uma sensação de missão inacabada: faltou na nossa seleção, garra, coragem, patriotismo.
Brasileiros, considerados um povo amável e de sociabilidade fácil, tem dificuldade de se sentir um cidadão que está comprometido com sua pátria.
A História das outras nações, com suas árduas lutas para manter suas fronteiras protegidas das ameaças de invasões, proporcionaram aos povos, um sentido de existirem como sujeitos cidadãos de um país que lhes oferece uma condiçao social digna, que incita a populaçao a protegê-lo e admirá-lo.
Nosso Brasil foi colonizado , massacrado, escravizado,explorado, até a corte Portuguesa não sustentar a sua monárquica tirania e liberar o país para se tornar indepedente. Independente do que? de quem?
O Brasil tinha uma massa de populaçao escrava , sem qualificação, jogada na sociedade, a mercê dos trabalhos braçais e excluídos de expressividade no desenvolvimento cultural social. Do outro lado, um grupo dos brancos europeus que nos ensinou como explorar, retirar, extrair, sem beneficiar a população.
Fomos um povo criado sem pátria. Sem luta para defendê-la. E hoje, nosso povo, governado por uma política "portuguesa" de subjugação, exclusão, corrupção,, continua a alimentar a nossa fadiga patriótica.
Continuamos, como há 500 anos, sem saber o porquê que devemos lutar, nem para quê.
A bolsa-família governa o país, alimentando seu povo de inércia, e empobrecimento do exercício da dignidade cidadã.
Em verdade, até os argentinos, mesmo com sua arrogância, que tem a ver com uma estima super elevada, mostram o amor ao seu país e luta por ele. Nós, vivemos apenas a reclamar das derrotas, mas sem coragem para provocar as mudanças necessárias.
Brasil, um país de com uma enorme vastidão de riquezas.....mas que até o momento produz sujeitos colonizados, através de governantes que alimentam a nossa ignorância patriótica.
EDUCAR!!, despertar para o entendimento, esta é a mudança do sujeito que pode se descobrir cidadão. Aí sim , poderemos ter um resultado de copa, não necessariamente como campeões do mundo, mas sentirmos CAMPEÔES por existirmos como BRASILEIROS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário